Simulado TEOREMA - Assitente Administrativo - Dep. Marco Aurélio

4/24/2012

Simulado TEOREMA - Assitente Administrativo

Simulado Prefeitura

1 - A definição:

Capacidade de uma corporação como um todo de reunir informação, inovar, criar conhecimento e atuar efetivamente baseada no conhecimento que ela gerou
refere-se
  • a) ao valor agregado da informação.
  • b) ao capital intelectual.
  • c) ao conhecimento tático.
  • d) à vantagem competitiva.
  • e) à inteligência organizacional.

2 - A concepção atual de aprendizagem organizacional pressupõe a competência para criar e utilizar conhecimento, tornando-o uma importante fonte de vantagens competitivas para as organizações. Segundo Nonaka e Takeuchi, o processo pelo qual as organizações criam conhecimento é:
  • a) a Autopoiesi, que se desdobra em Extroversão, Sistematização e Socialização.
  • b) a Iniciativa Criadora, complementada pela Catalização, Cristalização e Conversão.
  • c) a Geração de Conhecimento, que compreende a circulação, a apropriação e o compartilhamento.
  • d) o Brainstorming, seguido do Empowerment, do Benchmarking e do Job Enrichment.
  • e) a Conversão de Conhecimento, através do qual o conhecimento tácito e explícito é expandido qualitativa e quantitativamente.

3 - Com relação à dinâmica das organizações na contemporaneidade, analise as afirmativas abaixo.

I. O modelo mecanicista e hierarquizado tende a reaparecer, pois ele é o mais adequado para as organizações empresariais, devido ao enorme tamanho e à gigantesca concentração de recursos necessários na Era da Globalização.

II. A realidade das organizações se tornou tão complexa e multidimensional, que a integração deve ser obtida através da comunicação interorganizacional entre colegas, e não apenas através da hierarquia.

III. O mundo contemporâneo assiste à emergência de um novo tipo de organização, formada por unidades de negócios, horizontalizada, voltada para projetos e operações descentralizadas.

IV. Com o aumento da complexidade das organizações, as empresas passaram a introduzir uma estrutura hierárquica que concentra o poder e aumenta a capacidade de reflexão da alta gerência.

V. Na época da globalização, para sobreviver à mutabilidade e à instabilidade ambiental, as empresas precisam ser altamente disciplinadas, orientadas por planejamento detalhado de forma a se antecipar a todos os eventos possíveis, tornando-se assim capazes de controlar o ambiente de tarefa.

Está correto o que se afirma SOMENTE em:
  • a) I, II e IV.
  • b) II, III e V.
  • c) II e III.
  • d) I, III e IV.
  • e) I, II, IV e V.

4 - A linha de autoridade contínua, que une todas as pessoas da organização demonstrando quem se reporta a quem, é identificada pela
  • a) estrutura plana.
  • b) prestação de contas.
  • c) responsabilidade social.
  • d) cadeia de comando.
  • e) estrutura por processos.

5 - Os tomadores de decisão eficazes buscam, permanentemente, sinais, ocorrências atípicas e/ou incomuns sobre as circunstâncias de uma organização, questionando se essas circunstâncias
  • a) respondem somente coisas incomuns.
  • b) podem ser transformadas em comuns
  • c) explicam todos os eventos observados.
  • d) explicam que atípica não é algo comum.
  • e) explicam somente coisas atípicas.

6 - Uma administração bem sucedida apóia-se em habilidades técnica, humana e conceitual. Essa definição pressupõe que o administrador assuma a responsabilidade de atingir determinados objetivos por meio da soma de esforços e
  • a) aloque recursos, preparando-os para que sejam utilizados aleatoriamente.
  • b) observe e puna quem não o atender.
  • c) coordene a infra-estrutura da organização.
  • d) centralize todas as tomadas de decisão.
  • e) dirija as atividades alheias.

7 - Organizações que planejam desenvolver uma estrutura mais flexível, associada a maior eficiência e motivação, devem optar por uma estrutura
  • a) departamental de tipo funcional.
  • b) de redes integradas de equipes.
  • c) departamental por processos.
  • d) de tipo linha-staff.
  • e) de tipo linear.

8 - Na dinâmica das organizações, o efeito sinergético pode ser alcançado por meio
  • a) da união por processos semelhantes.
  • b) do equilíbrio entre a semelhança de interesses e a complementaridade das diferenças.
  • c) da eliminação de competências complementares.
  • d) da permanência na zona de conforto.
  • e) da integração vertical de processos.

9 - A declaração escrita do que faz o ocupante do cargo e de como e por que seu trabalho é realizado denomina-se
  • a) planejamento de recursos humanos.
  • b) especificação do cargo.
  • c) descrição do cargo.
  • d) avaliação de desempenho.
  • e) plano de carreira.

10 - Na administração da qualidade, o processo é controlado através da ferramenta denominada
  • a) Método de Pareto.
  • b) Teste de laboratório.
  • c) Especificação técnica.
  • d) Fluxograma vertical.
  • e) Ciclo PDCA.


1 1- Tendo em vista os princípios constitucionais que regem a Administração Pública é INCORRETO afirmar que a
  • a) eficiência, além de desempenhada com legalidade, exige resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros.
  • b) lei para o particular significa pode fazer assim, e para o administrador público significa deve fazer assim.
  • c) moral administrativa é o conjunto de regras que, para disciplinar o exercício do poder discricionário da Administração, o superior hierárquico impõe aos seus subordinados.
  • d) publicidade não é elemento formativo do ato; é requisito de eficácia e moralidade
  • e) impessoalidade permite ao administrador público buscar objetivos ainda que sem finalidade pública e no interesse de terceiros.

12

O conceito refere-se ao princípio da
  • a) impessoalidade.
  • b) eficiência.
  • c) legalidade.
  • d) moralidade.
  • e) publicidade.

13 O serviço público não é passível de interrupção ou suspensão afetando o direito de seus usuários, pela própria importância que ele se apresenta, devendo ser colocado à disposição do usuário com qualidade e regularidade, assim como com eficiência e oportunidade. Trata-se do princípio fundamental dos serviços públicos denominado
  • a) impessoalidade.
  • b) mutabilidade.
  • c) continuidade.
  • d) igualdade.
  • e) universalidade.

14
Analise as seguintes proposições, extraídas dos ensinamentos dos respectivos Juristas José dos Santos Carvalho Filho e Celso Antônio Bandeira de Mello:

I. O núcleo desse princípio é a procura de produtividade e economicidade e, o que é mais importante, a exigência de reduzir os desperdícios de dinheiro público, o que impõe a execução dos serviços públicos com presteza, perfeição e rendimento funcional.
II. No texto constitucional há algumas referências a aplicações concretas deste princípio, como por exemplo, no art. 37, II, ao exigir que o ingresso no cargo, função ou emprego público depende de concurso, exatamente para que todos possam disputar-lhes o acesso em plena igualdade.

As assertivas I e II tratam, respectivamente, dos seguintes princípios da Administração Pública:
  • a) moralidade e legalidade.
  • b) eficiência e impessoalidade.
  • c) legalidade e publicidade.
  • d) eficiência e legalidade.
  • e) legalidade e moralidade.

15O Jurista Celso Antônio Bandeira de Mello apresenta o seguinte conceito para um dos princípios básicos da Administração Pública: De acordo com ele, a Administração e seus agentes têm de atuar na conformidade de princípios éticos. (...) Compreendem-se em seu âmbito, como é evidente, os chamados princípios da lealdade e boa-fé.
Trata-se do princípio da
  • a) motivação.
  • b) eficiência.
  • c) legalidade.
  • d) razoabilidade.
  • e) moralidade.

16 - São princípios da Administração Pública, expressamente previstos no artigo 37, caput, da Constituição Federal, dentre outros,
  • a) eficiência, razoabilidade e legalidade.
  • b) motivação, moralidade e proporcionalidade.
  • c) legalidade, moralidade e impessoalidade.
  • d) publicidade, finalidade e legalidade.
  • e) eficiência, razoabilidade e moralidade.

17 - O servidor público que deixa de acatar as ordens legais de seus superiores e a sua fiel execução, infringe o dever de
  • a) conduta ética.
  • b) eficiência.
  • c) obediência.
  • d) lealdade.
  • e) fidelidade.

18O reconhecimento da validade de ato praticado por funcionário irregularmente investido no cargo ou função, sob o fundamento de que o ato pertence ao órgão e não ao agente público, decorre do princípio
  • a) da especialidade.
  • b) da moralidade.
  • c) do controle ou tutela.
  • d) da impessoalidade.
  • e) da hierarquia.

19A nomeação de suplentes em comissões é feita em observância ao princípio da
  • a) moralidade.
  • b) proporcionalidade.
  • c) hierarquia.
  • d) continuidade.
  • e) publicidade.

20O dever do Administrador Público de prestar contas
  • a) aplica-se a todos os órgãos e entidades públicas, exceto aos Tribunais de Contas por serem os órgãos encarregados da tomada de contas dos administradores.
  • b) aplica-se apenas aos agentes responsáveis por dinheiro público.
  • c) não alcança os particulares, mesmo que estes recebam subvenções estatais.
  • d) não se aplica aos convênios celebrados entre a União e os Municípios, por se tratar de acordo entre entidades estatais.
  • e) é imposto a qualquer agente que seja responsável pela gestão e conservação de bens públicos.


21A Secretaria Estadual de Habitação pretende contratar a construção de casas populares e estima que o valor das obras seja da ordem de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais). Para a contratação das obras, deverá adotar a modalidade licitatória
  • a) leilão.
  • b) pregão.
  • c) convite.
  • d) concorrência.
  • e) tomada de preços.

22 O Estado instaurou procedimento licitatório, na modalidade concorrência, para alienação de imóveis considerados desnecessários para o serviço público. Ocorre que não acudiram interessados na licitação e a manutenção desses imóveis no patrimônio público passou a gerar altos custos de manutenção e vigilância, tornando premente, assim, a sua alienação. Diante dessa situação, de acordo com a Lei no 8.666/1993, o Estado
  • a) está obrigado a realizar nova licitação, podendo, contudo, adotar a modalidade leilão, na qual poderá alienar o imóvel por até 50% do valor de avaliação.
  • b) poderá declarar a inexigibilidade de licitação, por inviabilidade de competição, e alienar o imóvel diretamente a eventual interessado, por preço de mercado.
  • c) está obrigado a realizar nova licitação, na modalidade concorrência, podendo reduzir o preço mínimo do imóvel, independentemente de nova avaliação, até o limite de 25%.
  • d) poderá dispensar o procedimento licitatório para alienar o imóvel, desde que comprovado que a repetição da licitação gerará prejuízo para a Administração, e mantidas todas as condições preestabelecidas.
  • e) poderá dispensar o procedimento licitatório apenas se comprovar situação de emergência ou de calamidade pública que determine a venda forçada.

23 Em matéria de pregão, analise:

I. As exigências de habilitação, os critérios de aceitação das propostas e as sanções por inadimplemento, entre outras providências.

II. Examinada a proposta classificada em primeiro lugar, quanto ao objeto e valor, caberá ao pregoeiro decidir motivadamente a respeito de sua aceitabilidade.

Tais situações ocorrem nas fases do pregão, respectiva e legalmente, denominadas como
  • a) executiva e preparatória.
  • b) externa e preparatória.
  • c) interna e executiva.
  • d) externa e interna.
  • e) preparatória e externa.

24 O julgamento das propostas apresentadas em regular procedimento de concorrência deve ser feito
  • a) de acordo com os critérios, subjetivos e objetivos, constantes do edital publicado.
  • b) objetivamente, sendo possível a desconsideração parcial dos critérios constantes no edital caso necessário para contratação da proposta de menor preço.
  • c) preliminarmente de acordo com os requisitos constantes do edital, facultando-se aos competidores, antes do julgamento definitivo, a redução de sua proposta.
  • d) observando-se os critérios objetivos constantes do edital e de seus anexos, ainda que publicados após o prazo para apresentação das propostas.
  • e) objetivamente, observando-se os critérios fixados no edital, que não poderá ser alterado para adequação das propostas.

25A Secretaria da Cultura de determinado Estado pretende promover um evento de grandes proporções para angariar fundos para auxiliar as vítimas das enchentes que assolaram determinada região. O artista convidado, consagrado pela crítica especializada, apresentou proposta de orçamento bastante reduzido (R$ 15.000,00) em razão da natureza do evento. De acordo com a Lei no 8.666/93, a contratação
  • a) deverá ser precedida de licitação, na medida em que não se trata de serviço singular.
  • b) poderá ser feita com inexigibilidade de licitação.
  • c) poderá ser feita independentemente de licitação em razão da natureza beneficente do evento.
  • d) deverá ser precedida de concurso, em razão da natureza artística da contratação.
  • e) deverá ser feita com dispensa de licitação, apenas se comprovando a notória especialização.

26A Administração Pública decidiu realizar licitação para aquisição de material de informática. A modalidade escolhida foi pregão, que apresenta, como característica a possibilidade de
  • a) disputa verbal entre todos os participantes, independentemente do número, após a apresentação do menor lance.
  • b) disputa verbal entre o licitante que apresentar o menor lance e os autores das ofertas com preço até 10% (dez por cento) superiores àquela.
  • c) inclusão de novos participantes após o início da sessão, caso a menor proposta apresentada seja superior à pesquisa de mercado feita pela Administração Pública.
  • d) aditamento das propostas apresentadas, mediante suspensão da sessão por 48 horas, reiniciando-se o procedimento após o decurso desse prazo.
  • e) aditamento das propostas apresentadas após o julgamento das ofertas, de modo a reduzir o valor dos lances o máximo possível, atendendo ao critério de menor preço.

27 O princípio da vinculação ao instrumento convocatório
  • a) aplica-se somente aos licitantes, vez que estes não podem deixar de atender os requisitos do instrumento convocatório.
  • b) é princípio básico das licitações, no entanto, sua inobservância não enseja a nulidade do procedimento licitatório.
  • c) tem por objetivo evitar que a Administração Pública descumpra as normas e condições do edital, ao qual se acha estritamente vinculada.
  • d) permite à Administração Pública, excepcionalmente, aceitar proposta com eventual inobservância às condições estabelecidas no edital, desde que mais favorável ao interesse público.
  • e) não está expressamente previsto na Lei de Licitações (Lei no 8.666/1993), porém caracteriza-se como um dos mais importantes princípios das licitações.

28 O Estado do Ceará pretende realizar procedimento licitatório na modalidade concurso, para a escolha de trabalho científico. Nos termos da Lei no 8.666/1993, o edital deverá ser publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de
  • a) 30 dias.
  • b) 45 dias.
  • c) 10 dias.
  • d) 15 dias.
  • e) 40 dias.

29 Em casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens necessários ao atendimento de situação emergencial ou calamitosa, o procedimento licitatório é
  • a) inexigível.
  • b) obrigatório.
  • c) imprescindível.
  • d) dispensável.
  • e) vedado.

30 - Q202019 ( Prova: FCC - 2011 - TRT - 20ª REGIÃO (SE) - Técnico Judiciário - Área Administrativa / Direito Administrativo / Licitações;  )
Sobre licitação, considere as seguintes características:

I. Destina-se à escolha de trabalho técnico, científico ou artístico.

II. A contraprestação pode ser através remuneração.

III. Destina-se a interessados previamente cadastrados.

IV. O edital é publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de trinta dias.


São características da modalidade de licitação concurso o que consta nos itens
  • a) I e II, apenas.
  • b) I, II e III, apenas.
  • c) I, III e IV, apenas.
  • d) III e IV, apenas.
  • e) I, II, III e IV.


31 -Quanto à natureza do assunto, denominam-se documentos ostensivos aqueles
  • a) cuja divulgação não prejudica a organização.
  • b) cuja divulgação prejudica a organização.
  • c) de conhecimento restrito da organização.
  • d) que requerem excepcional grau de segurança.
  • e) cujo conhecimento por pessoa não autorizada constitui quebra de sigilo.

32 -Os documentos apresentados em suportes sintéticos, em papel emulsionado ou não, contendo fotografias, diapositivos, desenhos e gravuras denominam-se
  • a) cartográficos.
  • b) iconográficos.
  • c) micrográficos.
  • d) informáticos.
  • e) filmográficos.

33 -É correto afirmar que, para arquivar documentos seguindo a regra de alfabetação, os sobrenomes que exprimem grau de parentesco, tais como Filho, Júnior, Neto e Sobrinho, devem ser
  • a) considerados apenas se forem nomes estrangeiros.
  • b) desconsiderados parte integrante do último sobrenome.
  • c) colocados após o nome completo, entre parênteses.
  • d) considerados e ligados por hífen.
  • e) considerados parte integrante do último sobrenome.

34 -Os métodos de arquivamento de documentos dividem-se em duas classes. São elas:
  • a) numérica e mnemônica.
  • b) direta e indireta.
  • c) básica e padronizada.
  • d) alfabética e numérica.
  • e) dicionário e indexação coordenada.

35 Arquivos constituídos de documentos em curso ou frequentemente consultados denominam-se
  • a) intermediários.
  • b) correntes.
  • c) permanentes.
  • d) especiais.
  • e) transitórios.

36 O método de se arquivar documento pelo arquivamento ideográfico denomina-se
  • a) por assunto.
  • b) ordem alfabética.
  • c) ordem numérica duplex.
  • d) ordem mnemônica.
  • e) ordem geográfica.

37 A ação de unir temporariamente um documento a um processo, mediante determinação de uma autoridade competente, denomina-se
  • a) anexar.
  • b) autuar.
  • c) recolher.
  • d) apensar.
  • e) protocolar.

38 O instrumento de destinação que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e/ou intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes, denomina-se
  • a) tabela mnemônica.
  • b) lista de eliminação.
  • c) tabela de eliminação.
  • d) termo de encerramento.
  • e) tabela de temporalidade.

39 No processo de gestão de documentos, na fase de utilização, a atividade de recebimento, classificação, registro, distribuição e tramitação de documentos denomina-se
  • a) destinação.
  • b) arquivamento.
  • c) protocolo.
  • d) organização documental.
  • e) avaliação.

40 A lista sistemática, pormenorizada, dos elementos do conteúdo de um documento ou grupo de documentos, disposta em determinada ordem para indicar sua localização no texto, denomina-se
  • a) índice.
  • b) tabela de equivalência.
  • c) repertório.
  • d) catálogo.
  • e) inventário.


GABARITOS:
1 - E     2 - E     3 - C     4 - D     5 - C     6 - E     7 - B     8 - B     9 - C     10 - E  
11 - E     12 - B     13 - C     14 - B     15 - E     16 - C     17 - C     18 - D     19 - D     20 - E
21 - E     22 - D     23 - E     24 - E     25 - B     26 - B     27 - C     28 - B     29 - D     30 - A
31 - A     32 - B     33 - E     34 - C     35 - B     36 - A     37 - D     38 - E     39 - C     40 - A

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