Vereador Marco Aurélio defende
pesquisas científicas nas escolas
Ele propôs a união de todos em prol da educação e sugeriu mudanças
para evitar o tradicional sistema de repetição nas escolas
Imperatriz – O vereador Marco Aurélio destacou durante pronunciamento nessa
quinta-feira (6) que a melhoria da educação não depende apenas do governo
municipal, dos professores, alunos e dos pais. Contudo, defendeu a união de
todos para se construir uma educação de qualidade e que venha atender às
necessidades de crianças e adolescentes das escolas públicas de Imperatriz.
Ele entende que “é necessário desenvolver pesquisas científicas
nas escolas, pois compreende que o aluno que utiliza desse instrumento consegue
sair do tradicional sistema de repetição praticado frequentemente em várias
instituições de ensino em Imperatriz”.
“Imperatriz melhorou muito nestes últimos anos no aspecto da
pesquisa científica, onde temos mais alunos em destaques que a própria capital
São Luís”, reconhece ele, ao assinalar o potencial dos alunos imperatrizenses
que participaram da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace)
realizada em São Paulo. “Temos boas mentes focadas na pesquisa científica, mas
que precisam ser estimuladas”, afirma.
O vereador Marco Aurélio, que também é professor em Imperatriz,
registrou ainda a participação de alunos na feira internacional da Bioset
Brasil, e na Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (Mostratec) realizada no
Rio Grande do Sul. “Esses alunos saem de escolas particulares, municipais e
estaduais que efetivamente comprovam o êxito das pesquisas científicas que
estão sendo desenvolvidas em Imperatriz”, frisa.
Para ele, o aluno que realiza pesquisa científica desperta de uma
observa, cita como exemplo, o projeto “Bacuri Verde” apresentado recentemente
pelos alunos de ensino fundamental da Escola Municipal Santos Dumont. “O
estudante percebe o problema e passa a sistematizá-lo, criando critérios,
dando-lhe caráter cientifico, ou seja, o aluno passa a desenvolver uma nova
visão em relação a linguagem, produção textual e matemática, organizando-o de
forma estatística, e mergulha nas ciências para apontar uma solução ao problema
”, conclui.
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