Na tarde desta quarta-feira, o deputado estadual Professor Marco Aurélio (PCdoB), acompanhado da Gestora da Unidade Regional de Educação (URE), Orleane Santana, se reuniu com representantes dos grêmios estudantis de escolas da rede estadual de Imperatriz, para discutir a mobilização dos estudantes para participarem da Audiência Pública que abordará a Bonificação nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), de estudantes oriundos das escolas maranhenses, para o ingresso nos cursos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
A audiência pública, solicitada pelo deputado Marco Aurélio, pela Frente Parlamentar em Defesa da Bonificação no Enem, será realizada na próxima terça-feira (20), na Câmara Municipal de Imperatriz, a partir das 9h, e contará com a presença de representantes da Reitoria, do Conselho Universitário da UFMA, deputados, vereadores, juristas, professores, estudantes e comunidade em geral. A proposta é debater a garantia de uma Bonificação de 20% do total da nota alcançada no Exame, aos estudantes oriundos de escolas de todo o estado.
Durante o encontro com os estudantes, o parlamentar explicou que desde o início de seu mandato vem pautando junto à UFMA, a Bonificação nas notas do Enem de estudantes maranhenses, que queiram ingressar nos cursos da instituição. Ele destacou que várias universidades do país já adotaram essa política afirmativa, que visa garantir que a maioria das vagas dos cursos sejam ocupadas por estudantes do próprio estado.
Marco Aurélio apresentou como exemplo, os dados do curso de Medicina da UFMA de Imperatriz, em que, dos 249 matriculados, apenas 42 são da Região Tocantina. Esse fato acarreta uma série de problemas conforme evidencia o deputado. “Quando esses estudantes se formarem, eles vão embora para os seus estados de origem. E ainda, no decorrer do curso, na primeira oportunidade que tiverem, eles fazem transferência, deixando as vagas ociosas”, disse.
Para o deputado, a Audiência Pública vai conseguir mostrar para a Reitoria e o Conselho Universitário da UFMA, a força do sentimento em defesa da Bonificação, e que a participação dos estudantes é de extrema importância, considerando que o tema trata diretamente do futuro deles. “Essa política afirmativa será para vocês. E não tem nenhum sentido a gente fazer sem vocês. Só tem o brilho de uma conquista, de uma vitória se vocês participarem desse movimento”, ressalta.
Após a Audiência, a Reitora da UFMA, Nair Portela deverá levar a proposta da política afirmativa para o Conselho Universitário deliberar se aprova ou não. Marco Aurélio, confiante na possibilidade da aprovação, convidou os estudantes para unirem forças na causa e eles se comprometeram em mobilizar suas escolas para participarem do momento de discussão na Câmara.
O estudante Wesley Carvalho, do Grêmio Estudantil do Centro de Ensino Estado de Goiás, falou em defesa da Bonificação. Para ele, a proposta está interligada diretamente com seu futuro e de todos os estudantes que sonham em ingressar no ensino superior e o apoio da comunidade é indispensável. “Precisamos do apoio de todos para que terça-feira a gente possa fazer um movimento extraordinário para convencer que nós estamos cientes do que queremos e, por isso, devemos todos marcar presença e defender nossos direitos”, destaca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário