Em discurso realizado na tarde de segunda-feira (07), o deputado estadual professor Marco Aurélio (PCdoB), destacou a realização da 17ª edição do Salão do Livro de Imperatriz – Salimp, evento realizado pela Academia Imperatrizense de Letras – AIL.
Em dezessete anos de realização, o Salimp transformou-se no maior evento literário do Maranhão, alçando a cidade de Imperatriz a um papel de destaque no universo literário. O Salimp oportuniza milhares de visitantes com grandes ofertas de expositores de todo o Brasil, além da geração de oportunidades através das palestras, oficinas, lançamentos de livros, concursos literários, gastronômico e tantas outras atividades.
A Academia Imperatrizense tem se dedicado em todos esses anos e se superado para fazer um evento ainda maior. Pela primeira vez o Salimp é realizado no Centro de Convenções climatizado, investimento feito recentemente pelo governo do estado. Uma obra que que levou mais conforto e comodidade aos visitantes, contribuindo ainda mais para o sucesso do evento.
“Desde que iniciei minha trajetória aqui na Assembleia Legislativa, venho contribuindo para a realização desse evento tão importante para nossa cidade e toda a Região Tocantina. O Salimp, que hoje é patrimônio cultural e imaterial do Maranhão por proposição nossa, aprovada aqui nesta casa, é hoje uma luz para todo o Maranhão. É uma referência de evento que inclui e engrandece nosso povo, colocando Imperatriz como a capital da literatura em todo o Maranhão.” Destacou o parlamentar.
Marco Aurélio parabenizou a Academia Imperatrizense de Letras, pela realização do Salimp, destacando também o papel do governo do estado, que tem sido o principal patrocinador do evento. O Salimp acontece entre os dias (04) e (13) de outubro e movimenta toda a cidade de Imperatriz.
Reflexo da educação
Durante sua fala, Marco Aurélio destacou uma situação que demonstra toda a importância do Salimp para o desenvolvimento das próximas gerações. O parlamentar relata que, há alguns anos, recebeu em sua residência, uma professora do município de Amarante, que o procurou para ajudar com uma excursão de alguns alunos do povoado melancia até Imperatriz. Grande parte dos alunos nunca haviam saído de seu povoado e tinham o desejo de conhecer Imperatriz.
“Organizamos uma caravana e levamos esses alunos até o Salão de Imperatriz. Eles foram alguns dos alunos beneficiados com o vale-livro e tiveram a chance adquirir livros e participar de um dia muito movimentado com as atividades do evento. Mas a surpresa viria alguns anos depois, quando fui chamado pela professora Helena à cidade de Amarante e pude participar da primeira ‘Feira do Livro de Amarante‘, organizada pelos mesmos alunos que participaram daquela experiência.”
É assim que o Salimp vai influenciando gerações. O maior evento literário do Maranhão
Nenhum comentário:
Postar um comentário