Marco Aurélio defende a prioridade na vacinação para pessoas com síndrome de Down, além de pais e cuidadores de autistas - Dep. Marco Aurélio

5/05/2021

Marco Aurélio defende a prioridade na vacinação para pessoas com síndrome de Down, além de pais e cuidadores de autistas

 

Deputado Marco Aurélio em audiência online nesta quarta-feira (5).


Durante seu discurso na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Maranhão na manhã desta quarta-feira (5), o deputado estadual Marco Aurélio defendeu a prioridade da vacinação para pessoas com síndrome de Down, além de pais e cuidadores de autistas. Para o parlamentar, garantir a vacinação desse grupo é dar um presente especial nesse dia das mães.


“Quero aqui destacar a luta das mães na luta contra o coronavírus. A exemplo da Samanta, de Imperatriz, mãe da Isadora. Lembro quando Isadora nasceu, eu estudava com Samanta à época. Isadora tem síndrome de Down. Hoje, aos 21 anos, ela é exemplo em tudo, como também é exemplar a luta das mães que estão buscando a vacinação para os seus filhos e para todos com síndrome de down, em idade de ser vacinado. Essas mães estão travando uma luta pela vacinação, estão fazendo uma campanha, o Notifica Já para buscar ter os números de quantas pessoas com síndrome de Down na região. São pessoas que possuem comorbidades, então garantir a vacinação é garantir para que essas mães, que por vezes já enfrentam as barreiras do preconceito, vacinem seus filhos e filhas” comentou o parlamentar.


Marco Aurélio destacou ainda que pais e cuidadores de autistas também precisam entrar no grupo de prioridade da vacinação contra o novo Coronavírus para garantir a proteção.


“Os pais e cuidadores de pessoas autistas também têm se intensificado para a prioridade na vacinação. E é mais que justo, já que criança autista não tem o rigor do uso da máscara, dos cuidados contra o vírus, então garantir a imunização de pais e pessoas que cuidam de autista é proteger diretamente essas pessoas. Precisamos dar voz a esses movimentos dessas mães que lutam pela vacina para proteger seus filhos e filhas. Sabemos que temos o plano de imunização, mas também vemos que esses planos vão sofrendo alterações ao longo do caminho. Então quero aqui ampliar as vozes dessas mães que lutam para proteger seus filhos com síndrome de Down, pais e cuidadores de pessoas autistas” reforçou Marco Aurélio.


O parlamentar encerrou sua fala destacando que levou o pleito para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.


“Minha solicitação ao governador Flávio Dino e ao secretário de saúde, Carlos Lula, para que possa deliberar e colocar a apreciação de dar essa prioridade e trazer de maneira urgente a vacina para esse grupo de pessoas. É um presente para todas as mães” encerrou Marco Aurélio.

Um comentário:

  1. Obrigado Marco Aurélio por lembrar desta classe muitas vezes esquecida .por muitos represenantes.
    as pessoas com deficiência intelectual, encontram-se em uma grande parte, na faixa-etária que compreende a infância e adolescência. Levando em conta que este público ainda não está sendo vacinado, sua dificuldade em cumprir medidas individuais de proteção, bem como a necessidade de cuidado, de leva-los para realizar aos tratamentos necessários e quase que diários, ressaltamos a importância de considerar cuidadoras/es no respectivo grupo prioritário. é importante imunizar as pessoas que estão por perto e cuidam dela.

    As crianças com deficiência intelectual, enfrentam um desafio a mais: A chegada da pandemia trouxe consigo a maior intensificação do processo de luto visto nos ultimos 100 anos. As pessoas enfrentam o momento pensando em como se reinventar sem o ente querido. Essa realidade é ainda mais desafiadora para crianças e adolescentes que são deficientes e dependem totalmente de um único familiar que faça o papel de cuidador, que propicia segurança e bem estar à pessoa com deficiência. Como a vacinação está sendo um processo demorado, é necessário estar sempre definindo regras, para proteger os mais vulneráveis, a fim de diminuir o impacto permanente causado pela Covid 19, solicitamos não só priorizar a vacinação da Pessoa com Deficiência, como incluir seu familiar e/ou cuidador a fim de diminuir o impacto social na vida dessas pessoas com deficiência intelectual Agradecemos.

    ResponderExcluir