Deputado Marco Aurélio lamenta o cancelamento da bonificação para estudantes do Maranhão - Dep. Marco Aurélio

2/08/2022

Deputado Marco Aurélio lamenta o cancelamento da bonificação para estudantes do Maranhão



Em seu discurso na plenária da Assembleia Legislativa desta terça-feira (08), o deputado estadual Marco Aurélio (PSB) lamentou o cancelamento da política afirmativa da bonificação, que garantia aos estudantes acréscimo de 20% sobre as notas do Enem para os estudantes do Maranhão.

A decisão foi tomada na última quinta-feira (03) de acordo com nota publicada pela Universidade  Federal do Maranhão alegando ser uma decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, ajuizada pelo Ministério Público Federal, que tornava nula a bonificação no Estado. 

Apesar de ser uma decisão judicial, o deputado Marco Aurélio apontou para um descaso da gestão com a essa política afirmativa. “Lamento porque há mais de ano venho dialogando com a atual reitoria e não percebi neles um esforço para manter a bonificação. Senti que não foi prioridade”, afirma o parlamentar.

A luta pela bonificação começou há quase quatro anos, liderada pelo deputado Marco Aurélio e que teve o apoio da reitora da UFMA na época, Nair Portela, que acolheu o pleito. A causa também ganhou apoio de outros deputados estaduais, que reforçaram a importância da bonificação.

Muitas audiências discutiram sobre a ocupação das vagas da Universidade serem prioritárias aos estudantes do Estado. Em Imperatriz, aconteceu uma das maiores, com apoio dos estudantes, professores, cursinhos pré-vestibular e a própria Universidade.

De acordo com Marco Aurélio, a bonificação mudou totalmente a realidade da UFMA. “Nesses três anos que tivemos a bonificação de 20% eu percebi a quantidade de estudantes que poderiam não ter entrado na Universidade Federal e tiveram essa oportunidade e estão agora em formação em um curso no seu Estado e que ficarão para morar, viver e transformar. A luta continua viva e vamos reforçar essa causa”, conclui o deputado.

Por enquanto a bonificação fica suspensa nesse primeiro semestre de 2022, que têm inscrições do Sisu previstas para o próximo dia 15 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário