Simulado TEOREMA - Português (Nível Médio) - Dep. Marco Aurélio

4/24/2012

Simulado TEOREMA - Português (Nível Médio)

Português nível Médio

Leia o texto a seguir para responder às questões de 01 a 05.
 (...) A nossa será possivelmente a seleção mais bem paga na Alemanha. Nunca um Brasil tão rico se apresentou a uma Copa do Mundo. Mas, fora detalhes como vestir a camisa amarela e cantar o Hino..., é o Brasil mesmo o que eles representam? Seus componentes são brasileiros, mas vivem a uma distância segura do PCC. Notícias de mensalão e de máfia das ambulâncias chegam a eles como ecos de um outro mundo. Não por acaso, o grupo se reuniu na Suíça, onde se pode estacionar o carro sem trancar as portas e nunca se registrou um caso de bala perdida. Ali se hospedou no Park Hotel Weggis, sediado numa nobre edificação do século XIX, e fechado para atendê-lo com exclusividade.
Os milhões que hoje em dia giram em volta da seleção brasileira ilustram a evolução do futebol, em tempos de capitalismo e meios de comunicação globalizados. Em sua época, Pelé amealhou fortuna que equivaleria à de um craque de segunda linha hoje. Mas não é bem a riqueza o que empresta um caráter único à seleção de 2006. É antes sua característica de legião estrangeira. Em 2002, dos 23 convocados para a Copa do Japão e da Coréia, os jogadores que atuavam no Brasil ainda eram maioria – treze contra dez. Já estávamos numa fase de exportação maciça de craques, mas ainda assim, e ainda que por pouco, os de casa eram maioria. (...)
(Revista Veja, 22/05/2006)
01 Marque a opção que está de acordo com a idéia desenvolvida no texto acima.
a) O desinteresse dos jogadores brasileiros pela copa deste ano e pelo Brasil.
b) Uma afirmação acerca da falta de preparo técnico da seleção brasileira.
c) Um questionamento democrático do ensaísta sobre o distanciamento geográfico e vivencial dos jogadores da seleção brasileira a respeito do Brasil da realidade.
d) A insatisfação dos integrantes da seleção brasileira com respeito à remuneração.
e) Uma visão antipatriótica do jornalista brasileiro a respeito da composição do grupo selecionado para a copa do mundo.
02 Considerando o contexto da frase “Seus componentes são brasileiros mas vivem a uma distância segura do PCC”, pode-se entender:
a) Há uma apologia a favor da emigração.
b) Há uma séria ameaça contra os componentes da seleção brasileira, mesmo a distância.
c) É perigoso afastar-se do Brasil.
d) Vive-se sem informação fora do país.
e) Existe uma situação intranqüila para outros brasileiros.
03 Em que opção há um verbo que recebe acento gráfico diferencial quando está no pretérito perfeito para distinguir-se da forma verbal do presente do
indicativo?
a) “onde se pode estacionar o carro sem trancar as portas...”
b) “giram em volta da seleção brasileira...”
c) “Pelé amealhou fortuna...
d) “o que empresta um caráter único...
e) “os de casa eram maioria...
04 Atente para os itens a seguir quanto às significações, relacionando-as ao contexto.
I. máfia – violência.
II. ecos – ressonâncias
III. sediado – bloqueado
IV. amealhou – poupou
Estão corretas as substituições sugeridas em:
a) II, III e IV, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e IV, apenas.
e) II e III, apenas.
05 Não por acaso, o grupo se reuniu na Suíça, onde se pode estacionar o carro sem trancar as portas e nunca se registrou um caso de bala perdida.
Ali se hospedou no Park Hotel Weggis (...)
Podemos comprovar na passagem acima que o autor trabalhou sua tessitura satisfazendo aos
princípios de coesão necessários a uma clara compreensão.
Marque a opção cujas palavras participam de uma cadeia semântica contextual no trecho citado.
a) grupo, pode, se hospedou.
b) Suíça, onde, Ali.
c) grupo, registrou, hospedou.
d) carro, portas, Ali.
e) Suíça, caso, Park Hotel.

Leia o texto abaixo e responda às questões que o seguem.

Seu marido ou sua mulher esquece o que você disse no minuto seguinte? Não se lembra de pagar as contas e de buscar os filhos na escola? Começa uma série de tarefas, mas não conclui nenhuma? Vive de mau humor? É possível que ele ou ela seja portador de
TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). E que você e seu casamento também estejam sofrendo as consequências. De ordem neurobiológica, o distúrbio provoca dificuldades de concentração e organização, impulsividade e irritabilidade e atinge 5% da população. “Mesmo com esforços, o comportamento do portador de TDAH é sempre assim, e isso é capaz de fazer ruir uma relação”, diz o psiquiatra americano Edward Hallowell.
Estima-se que 80% dos portadores do transtorno sejam homens.
O distúrbio ganhou visibilidade por dificultar o aprendizado de crianças na escola, mas agora começa a ser estudado com foco nas relações conjugais por especialistas da saúde, como Hallowell. Com a sua consultoria, a pesquisadora americana Melissa Orlov lança no mês que vem, nos Estados Unidos, um livro sobre o assunto. Nele, ela auxilia os casais a identificar
e a conviver com o problema. “Quem se casa com o portador de TDAH se sente  sobrecarregado, ignorado e abandonado. E quem possui o transtorno, além de se sentir frustrado, tem a sensação de que se casou com o ‘monstro da reclamação’, que vive criticando.”
(IstoÉ – Agosto/2010 – adaptado).
06
Com base no texto, analise as seguintes afirmações.
I. Os estudos referentes ao TDAH foram iniciados devido a reclamações das crianças nas escolas, em relação a seus pais.
II. O TDAH pode interferir negativamente nas relações conjugais, bem como nas relações
individuais.
III. Segundo o texto, o portador de TDAH sofre por ficar desamparado pelo parceiro, e não consegue compreendê-lo.
IV. O estudo detectou que 80% da população sofre com o mal.
Está CORRETO apenas o que se afirma em
a) II e IV.
b) I e III.
c) II.
d) I e IV.
e) III e IV.
07
O texto é, marcantemente,
a) informativo, pois expressa, objetivamente, fatos e acontecimentos sobre o assunto estudado. A linguagem denotativa é predominante.
b) instrucional, porque instrui o leitor sobre como ele deve lidar com as questões do tema proposto.
c) descritivo, pois expõe detalhes e características de um estudo feito com base científica.
d) argumentativo, pois tem como intenção comunicativa dar ao leitor uma visão subjetiva a
respeito do tema proposto.
e) literário, pois tem como prioridade destacar a
função de linguagem fática como elemento
fundamental do texto.
08
O vocábulo “déficit” é o mesmo que
a) direcionamento.
b) produção.
c) supressão.
d) aumento.
e) redução.
Para responder às questões 04 e 05, releia o trecho do primeiro parágrafo do texto.
Mesmo com esforços, o comportamento do
portador de TDAH é sempre assim, e isso é capaz
de fazer ruir uma relação.
09
O trecho acima é introduzido por uma oração que
a) exprime intenção, objetivo da declaração expresso na oração principal.
b) indica uma ideia de concessão em relação à declaração da oração principal.
c) expressa um acontecimento que condiciona necessariamente o fato declarado na oração
principal.
d) exprime motivo, razão do fato expresso na oração principal.
e) exprime um fato em conformidade com outro na  oração principal.
10
O termo “Mesmo com” pode ser substituído, sem alteração no sentido, na coerência e na coesão da frase, por
a) Consoante aos
b) Por causa dos
c) Divergente aos
d) Apesar dos
e) Conforme os

Fonte: Fundação Sousândrade.

Gabarito
1 C   2 E    3 A   4 D    5 B   6 C   7 A   8 E   9 B   10 D