Imperatriz – O vereador Marco Aurélio
(PCdoB), em pronunciamento quarta-feira (14), na tribuna “Freitas Filho”, da
Câmara Municipal de Imperatriz, exibiu resultado do Índice de Desenvolvimento
da Educação Básica (Ideb) do Maranhão.
Ele observou
que têm sido crescentes as notas do Ideb em relação à educação de Imperatriz.
Porém, considerou [em alguns pontos] satisfatórias às projeções do resultado do
Ideb. “O índice, que é avaliado a cada dois anos, previa, em 2007, para o
quinto ano (4ª série) meta projetada de 3.7; o município conseguiu 3.9. Já em
2009, o índice projetado era 4.1, e Imperatriz conseguiu 4.2”, compara.
Marco Aurélio
também analisou que, em 2011, a meta projetada era 4.6, mas o município
conseguiu apenas 4.3. Já para esse ano a projeção é de 4.8, mas o índice ainda
será avaliado pelo governo federal. “No nono ano (8ª série) o município
conseguiu nestes três últimos anos alcançar a meta: 2007 a meta era de 3.3,
conseguiu 3.5; em 2009 era 3.5, foi para 3.8, e 2011 a meta era 3.8 e foi para
4.0”, avaliou.
O parlamentar
relembrou que nestes últimos meses aconteceram greves e paralisações que
acabaram “arranhando” os canais de comunicação e diálogo, contudo, considera
necessário discutir a educação de Imperatriz. “Temos que discutir educação com
quem faz educação, precisamos discutir essa questão nesse Parlamento que é
local de debates”, sugere.
Ele propôs
ainda que seja convidado para participar de audiência pública o secretário municipal
de Educação, Zesiel Ribeiro; representantes do Sindicato dos Trabalhadores em
Estabelecimentos de Ensino (Steei); representantes dos alunos; das escolas
públicas e professores-pesquisadores.
Marco Aurélio
considera fundamental a participação dos professores-pesquisadores neste debate
como forma de colher sugestões para melhoria da educação pública de Imperatriz.
“Também queremos convidar a Fapema, órgão de fomento da pesquisa-científica,
pois muitos desses recursos disponível da Fapema não são utilizados por falta
dessa interlocução (relacionamento)”, diz.
Assessoria de Comunicação
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