Na manhã desta terça-feira (20), em seu discurso durante sessão plenária remota da Assembleia Legislativa, o deputado Marco Aurélio destacou o empenho do Governo do Maranhão na busca por mais vacinas, que tenta no Superior Tribunal Federal garantir o direito de compra para acelerar o processo de vacinação no Estado.
Ainda em março, o governador Flávio Dino assinou a aquisição de 4,582 milhões de doses da vacina Sputnik V, que permitiria a vacinação em duas fases de mais de 2 milhões de maranhenses. Porém, o Governo aguarda a autorização da Anvisa, que ainda não aprovou o uso e importação desse imunizante no Brasil.
“A gente espera que essa resposta da Anvisa a demanda do STF, provocada pelo Governo do Maranhão, venha positiva. Se não, a decisão do STF já autorize logo de vez e o Governo possa fazer a aquisição dessas vacinas”, declarou o deputado Marco Aurélio.
O parlamentar ainda reforçou o trabalho de logística na distribuição das vacinas que chegam para todo o Estado, por meios de transportes terrestres e aéreo. “Vacina não espera, é distribuída com rapidez, com ações organizadas, no sentido de proteção a vida, de priorizar a saúde do povo maranhense”, parabenizou.
De acordo com o STF, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem um prazo de 30 dias, contados de 29 de março, para se manifestar sobre o imunizante. Caso haja esse descumprimento, fica autorizado pelo Superior Tribunal Federal a compra da vacina Sputnik V, pelo Governo do Maranhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário